Apresentamos a Galeria de Memórias com integrantes da Organização

Um novo acervo da memória de Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras, prestes a completar 35 anos em 2022 – está sendo construído e compartilhado no site da Organização (www.mariamulher.org.br). Em novembro de 2021, o site passou a abrigar a Galeria “Memórias de Maria”, formada por vídeos realizados com diversas colaboradoras e integrantes que fizeram parte da história de Maria Mulher.

Cada minidocumentário, com duração entre 5 e 15 minutos, traz as memórias de uma entrevistada, em gravações realizadas de modo online durante a pandemia Covid-19, em 2020. A cada mês, novos vídeos passarão a integrar a Galeria, permanecendo disponíveis para visualização no site de Maria Mulher. Nesta primeira etapa, a Galeria será formada por 18 minidocumentários.

A Galeria Memórias de Maria iniciou com os depoimentos de três integrantes da Organização. Sandra Silveira, assistente social com trajetória em educação e movimentos socias, relata a importância de Maria Mulher na formação de uma identidade coletiva ligada às lutas das mulheres negras.

Maria Luísa Pereira de Oliveria, psicóloga, relembra passagens marcantes e a formação de consciência em seus 12 anos de participação na Organização; e a advogada Leticia Lemos da Silva, especializada em relações raciais e direitos humanos, conta um pouco da importância de Maria Mulher desde o início da sua trajetória profissional, quando começou como estagiária no programa SOS Racismo. 

Em dezembro, outras três “Marias” passam a integrar a galeria Memórias de Maria: a jornalista Vera Daisy Barcellos, contando a importância de Maria Mulher na formação de consciência e voz das mulheres negras, inclusive no campo da comunicação e jornalismo do Rio Grande do Sul, onde Vera tem longo histórico de atuação; e as assistentes sociais Vilma Terezinha e Vera Lucia Cintra, narrando suas histórias de vida ligadas à Organização Maria Mulher, atuando em projetos pioneiros como SOS Racismo e Família Cidadã, com forte presença na região da grande Cruzeiro, em Porto Alegre. 

A realização, sistematização e universalização dos acervos no site de Maria Mulher são resultado da parceria da Organização com o Ministério Público do Rio Grande do Sul MPT-RS (Coordigualdade).


About the Author


projetos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *