Entenda o que significam as letras da sigla LGBTQIAPN+
L: Lésbicas
Mulheres que sentem atração sexual e afetiva por outras mulheres.
G: Gays
Homens que sentem atração sexual e afetiva por outros homens.
B: Bissexuais
Pessoas que sentem atração sexual e afetiva por homens e mulheres.
T: Transexuais
Pessoas que assumem o gênero oposto ao de seu nascimento. Uma identidade ligada ao psicológico, e não ao físico, pois nestes casos pode ou não haver mudança fisiológica para adequação.
Q: Queer
Sempre foi usada como uma ofensa para a comunidade LGBTQIA+, no entanto, as pessoas do grupo se apropriaram do termo hoje é uma forma de designar pessoas que não se encaixam à heterocisnormatividade, que é a imposição compulsória da heterosexualidade e da cisgeneridade.
I: Intersexo
Pessoas que não se adequam à forma binária (feminino e masculino) de nascença. Ou seja, seus genitais, hormônios, etc. não se encaixam na forma típica de masculino e feminino.
A: Assexual
Pessoas que não possuem interesse sexual. Por vezes, esse grupo pode ser também arromântico ou não, ou seja, ter relacionamentos românticos com outras pessoas.
P: Pansexual
Pessoas que desenvolvem atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas independentemente de sua identidade de gênero.
N: Não-Binário
Pessoas que não se identificam com nenhum gênero, que se identificam com vários gêneros, entre outras.
+
O mais serve para abranger as demais pessoas da bandeira e a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero.
Vale lembrar que apesar de ser a versão mais atual da sigla, ela pode sofrer modificações a qualquer momento à medida que os estudos de gênero e sexualidade se aprofundam cada vez mais.
A sigla, muito mais do que para colocar as pessoas em caixinhas e classificações, é uma ferramenta para ajudar a incluir e compreender a pluralidade do ser humano
Fonte: simpleorganic.com.br
Leave a Reply