Maria Mulher lança site em parceria com MPT-RS
No dia 25 de julho de 2021, uma nova janela de Maria Mulher é aberta ao mundo, antecedendo os 35 anos da Organização, em 2022. Os acervos de memória, as ações e os projetos de Maria Mulher serão universalizados na Web através do site www.mariamulher.org.br .
A data é significativa para as lutas das mulheres negras, pois demarca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. O dia 25 de julho também homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela.
O desenvolvimento do site resulta da pesquisa de acervos e de registros audiovisuais e documentais da Organização nos últimos anos, dentro de um conjunto de ações de cooperação entre o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul e Maria Mulher.
O site de Maria Mulher seguirá sendo aprimorado em 2021, com a inclusão de novos acervos informativos e audiovisuais, além de ferramentas e campos de participação da sociedade e de atualização de notícias da Organização.
Uma das vertentes de parceria e cooperação que vem resultando em ações de qualificação da Organização, entre elas a reforma completa de sua sede, foi aberta no ano de 2005, quando MPT-RS (Coordigualdade) e Maria Mulher firmaram Protocolo de Intenções com a finalidade de combater a discriminação das trabalhadoras e dos trabalhadores afro-brasileiros nas relações de trabalho.
A parceria é um marco inédito no Rio Grande do Sul, estabelecendo um rede de defesa dos direitos civis, constitucionais e legais, das populações sujeitas ao racismo, às discriminações por raça, gênero, orientação sexual, idade e intolerâncias correlatas.
Leave a Reply