Projetos & Parceiras
Ações durante a Covid-19
Durante a pandemia Covid-19, a sede de Maria Mulher tem sido um ponto estratégico de apoio e distribuição de mantimentos para as comunidades da Cruzeiro e região de entorno, sobretudo com a arrecadação de cestas básicas.
Projetos históricos
No histórico de Maria Mulher, muitos projetos deram vida às causas das mulheres negras. Em 2001, Maria Mulher participou da criação da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras -AMNB, fazendo parte de sua primeira coordenação, envolvendo 27 organizações no Brasil. Também representou a AMNB no Conselho de Promoção de Igualdade Racial – CNPIR, de 2012 a 2014.
Outro marco de Maria Mulher foi o envolvimento na organização da Marcha de Mulheres Negras, contra o Racismo, e pelo Bem Viver, em Brasília, em 18 de novembro de 2015.
As brasas de um ideal
Um dos mais destacados projetos de Maria Mulher foi o Espalha Brasa – Inserção de mulheres negras nos diferentes espaços da sociedade do Rio Grande do Sul, realizado através do Prêmio Lélia González – Protagonismo de Organizações de Mulheres.
O Espalha Brasa “inticou” as mulheres negras gaúchas a se reunirem para troca de informações, abrangendo cinco regiões do Estado: Fronteira Oeste, Metade Sul, de Produção, Serra Gaúcha e Metropolitana. As temáticas abordadas foram Religião Afro-brasileira, Educação e Política, Juventude e Violência, Mercado de Trabalho e Trabalho Doméstico.
O Projeto Espalha Brasa teve financiamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e foi preparatório para a Marcha das Mulheres Negras – 2015.
Deixe uma resposta