Memória & Acervos
Resgate de acervos
Em 2021, além da reforma da sede, os acervos de Maria Mulher estão sendo resgatados, registrados e sistematizados, como salvamento de memória e para alimentar o site, pesquisas e múltiplas narrativas sobre a Organização nos âmbitos acadêmico e documental.
A seguir, estão elencados, como amostragem, três conjuntos de acervos: Publicações, Fotografias e Documentos. A íntegra dos arquivos visuais digitalizados, para consultas e pesquisas, permanece na Organização.
Memória fotográfica
A espontaneidade dos registros demarca a iconografia de Maria Mulher. Realizadas em diferentes momentos e estéticas, as fotografias da Organização já reunidas e digitalizadas estão agrupadas com breves descrições de conjuntos de fotos.
Outros registros e arquivos certamente surgirão ao longo do tempo, compondo um acervo que pode alimentar inéditos projetos de pesquisa sobre o movimento pioneiro de organização das mulheres negras. A seguir, fotos de diversos momentos da Organização:
Acervo de Publicações
Folhetos informativos, boletins, livretos e cartazes, com diversidade de temas, conteúdos e ilustrações, formam uma interessante linha do tempo dos conceitos e ações da Organização Maria Mulher:
Acervo de documentos
Das atas que registraram os primeiros encontros da Organização, até breves manuscritos e convites impressos artesanalmente, vários documentos começam a ser reunidos para preservar a história de Maria Mulher. Quem tiver acervos oficiais ou espontâneos guardados em seus arquivos pessoais, pode entrar em contato para ajudar a fortalecer a memória de Maria Mulher.
Leave a Reply