HOT Academy - шаблон joomla Joomla

Maria Mulher

NOTA PÚBLICA: Marcha das Mulheres Negras

NOTA PÚBLICA:
Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver acontecerá, em 18 de novembro de 2015, em Brasília

Brasília, 11 de janeiro de 2015.

O Comitê Nacional Impulsor da Marcha de Mulheres Negras 2015, reunido em Brasília nos dias 10 e 11 de janeiro, definiu a alteração de data de realização da Marcha das Mulheres Negras 2015 contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver para 18 de novembro de 2015, na capital federal.
A mudança de data é decorrente da avaliação das organizações que integram o comitê nacional sobre:
§  o recrudescimento do racismo e sexismo e o avanço de forças conservadoras e neoliberais no Estado e na sociedade civil;
§  a composição de uma agenda contínua de enfrentamento à violência racial e patriarcal em todos os espaços que se façam necessários com respostas contundentes e sistemáticas do movimento de mulheres negras em âmbito local, regional e nacional;
§  novas interlocuções políticas que demandam novas estratégias de combate ao racismo e ao sexismo.
Frente a esse quadro político, incorporou-se à Marcha a seguinte agenda de mobilização, nos municípios  e nos estados, de Março a Novembro de 2015:
§  8 de Março: Dia Internacional da Mulher.
§  21 de Março: Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.
§  27 de abril: Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica.
§  13 de Maio: Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.
§  25 de Julho: Dia da Mulher Afrolatinoamericana e Afrocaribenha.
§  18 de Novembro: Marcha das Mulheres Negras 2015, em Brasília.
No mesmo encontro, o Comitê Nacional assumiu o caráter executivo, sendo composto por: Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Associação das Pastorais Negras (APNs), Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Fórum Nacional de Mulheres Negras, Movimento Negro Unificado (MNU) e União de Negros pela Igualdade (Unegro).

Comitê Nacional Impulsor da Marcha das Mulheres Negras 2015 contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver

Contatos:

Seja um Colaborador e contribua com Maria Mulher!

Quero Colaborar!

Sobre a Maria Mulher

sede

MARIA MULHER - GRUPO DE MULHERES NEGRAS

MARIA MULHER - GRUPO DE MULHERES NEGRAS foi criada em 8 de março de 1987. O nome presta uma homenagem a todas as mulheres negras que têm construído a sociedade brasileira que surgiu pela atuação de cerca de trinta mulheres negras. Havia algumas que participavam do movimento social negro. Outras vinham do movimento feminista. Umas eram sindicalistas.  O grupo tinha também mulheres negras que não pertenciam a qualquer movimento.

Alguns de Nossos Projetos

Projeto Espalha Brasa e Marcha das Mulheres Negras 2015

Prêmio Lélia Gonzalez - Protagonismo Organizações de Mulheres Negras

Financiamento:
Secretaria de Política para Mulheres- SPM
Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR

Colóquios sobre estratégias de enfrentamento à insegurança alimentar das mulheres negras no Brasil

Baobá- Fundação Ford
Fundo para Equidade Racial